Menu

» Quem Somos

Histórico
A Associação de Ecologia Tucuxi, foi criada em 1990, com o intuito de promover ações de preservação da Mata Atlântica e todo seu bio sistema. Atuou no litoral Sul de São Paulo, com a promoção de palestras e ações voltadas à preservação ambiental. Desde 2014, vem passando por uma reestruturação significativa em sua prática adotando um modelo de governança corporativa, com uma proposta de ampliar sua área de atuação.

Nesta nova fase houve uma mudança profunda interna e externa, que propõe uma filosofia de trabalho onde a ética e a transparência são o ponto forte da Instituição, com a instauração de programas, projetos e ações envolvendo a área ambiental e social que promovem inclusive atividades educativas para diferentes faixas etárias.

A Associação de Ecologia Tucuxi procura trabalhar em busca de parcerias governamentais, com a iniciativa privada e pessoa física, no intuito de melhorar a sociedade em que vivemos através de seus programas, projetos e ações.

Cananéia
Fundada em 12 de agosto de 1531, com aproximadamente 14.800 habitantes, está situada no Litoral Sul de São Paulo, estando à 263 Km da Capital do Estado e 242 Km de Curitiba, Capital do Paraná, possuindo uma economia voltada à atividade pesqueira e turística, Cananéia é uma cidade que possui uma história muito rica, onde passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Além de ser um patrimônio histórico e cultural, Cananeia se destaca por suas belezas naturais. Tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural da humanidade. Já foi considerada inclusive o melhor roteiro ecológico do mundo.

A cidade é formada por diversas ilhas como: Cardoso, Bom Abrigo, Filhote, Cambriú, Castilho, Figueira, Casca e Pai do Mato. Suas praias também atraem milhares de turistas: Pereirinha, Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Bom Abrigo (Farol), Marujá, Fole Pequeno, Foles, Lages, Enseada da Baleia, Pontal do Leste, entre outras. Outro atrativo é o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Porém, a maior atração são os botos que costumam acompanhar as embarcações, onde destacamos a Baía dos Golfinhos que fica entre Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Cananeia. Possui também outros roteiros turísticos como banhos de cachoeiras: Pitu, Mandira e Rio das Ostras, onde o acesso é feito por balsa.

Ainda destacamos os sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos (sambaquis – montes de conchas que foram acumuladas por muitos anos por antigos habitantes do local).

Filosofia de trabalho Tucuxi
Missão: Trabalhar de forma sustentável e objetiva as pesquisas ambientais, programas sócios culturais, históricos e ações desportivas, com uma inteiração direta com a sociedade, iniciativa privada e o governo para construção dos atuais e futuros cidadãos com consciência sobre as pluralidades do desenvolvimento do nosso biossistema. A Associação de Ecologia Tucuxi acredita que o conhecimento adquirido deve ser repassado com uma linguagem clara sobre uma ética de valores, para maior credibilidade da entidade, trazendo para todos os parceiros uma atmosfera recíproca de confiança no trabalho prestado buscando constantemente o melhoramento de todo o ecossistema envolvendo os seres conscientes e inconscientes.

Visão: Ser uma referência em pesquisa e desenvolvimento sustentáveis, trabalhando com paixão para gerar resultados aliados a tecnologia presente e futura, e assim evoluir e acompanhar o crescimento expansivo mundial.

Valores:
- Respeito a Vida e ao Meio Ambiente;
- Comprometimento;
- Pioneirismo;
- Credibilidade;
- Ética;
- Parceria


Metodologia de Trabalho
A Associação de Ecologia Tucuxi desenvolverá um ambiente de trabalho com amabilidade, inovador e tecnológico, trazendo o que há de melhor para atender nossos profissionais para um trabalho mais dinâmico e eficaz.

A busca por excelência será uma constante para que possamos alçar metas tangíveis, a implantação de um conceito empresarial moderno, trazendo o lado comercial mais atrativo aos parceiros, colaboradores e associados.

Acreditamos que uma entidade não governamental tem o dever de evoluir para os parâmetros e conceitos futuros de evolução constante em que vivemos, os membros e colaboradores da entidade terão como meta visar a superação dos desafios aceitos por todos.

O princípio básico do respeito é parte fundamental da nossa filosofia, não somente no ambiente de trabalho, mas como em toda a instituição e comunidade que atuaremos, respeitando seus costumes e cultura, pois a integração é fundamental para a implantação de qualquer projeto, programa ou ação, seja ele de cunho ecológico, social, cultural, histórico ou desportivo. Levaremos em conta todo nosso impacto de implantação em todos estes casos.

Em nossas parcerias, buscaremos o bem comum, uma troca saudável e permanente para estabelecer laços cada vez mais fortes, com um corpo administrativo capacitado, a entidade trará mais eficácia para os projetos, programas e ações de todos os departamentos que dispõe, também cuidará das finanças, bem como manterá um contato mais próximo com os parceiros trazendo uma prestação de contas com transparência e ética, deixando-os a par da evolução e dos resultados obtidos através dos projetos, programas e ações.

A Associação de Ecologia – Tucuxi vem dentro dos novos parâmetros de conceitos fundamentais que uma empresa busca em seus alicerces para os projetos, programas e ações, sendo estas ecológicas, sociais, culturais, históricas e desportivas. A busca constante de inovações eleva o nível de excelência que a entidade oferece aos seus parceiros, propostas comerciais que ajudarão todos os parceiros e colaboradores, a alcançar um nível de prospecção e interação junto ao nosso eco e biossistema. Poderemos destacar o interesse de uma empresa idônea que realmente se preocupe com um mundo cada vez melhor.


Equipe
Luiz Eduardo Gonçalves - Presidente

Ítalo Oliveira Aguiar - Vice-Presidente

Fernanda Alves Ribeiro Gonçalves - Diretora Financeira

Paulo de Oliveira Ludovico - Diretor Jurídico

Ana Paula Gonçalves - Diretora Executiva

Eduardo Campos Teixeira - Diretor Administrativo
Marcelo Batista de Jesus - Diretor Administrativo

Vinícios de Oliveira Aguiar - Diretor Biologia
Aline Dominiski - Diretora Biologia

Camila Alexandre da Silva - Diretora Social
Jady Curtes - Diretora Social

Wandersom Monteiro Cerqueira - Diretor Cultura

Alvaro Fernandes de Aguiar Junior - Diretor TI

Wilson Mariano dos Santos Junior - Diretor Projetos Externos

Conselho Fiscal
Osni Ribeiro de Oliveira
Allan Kardec Pitta Veloso
Romulo de Souza Pereira
Elde de Andrade Silva
Thiago Gabriel Soares da Rocha
Enriko Eterovic
Tarzio Bossan